sexta-feira, 15 de maio de 2009

O QUE MUDOU E O QUE ESTUDAR PARA O ENEM

O novo Enem foi aprovado no dia 06 de Abril; e desde então vem causando polêmica. O principal motivo que esta levantando debates é a substituição do antigo vestibular pelo novo Enem em algumas universidades públicas.
O novo Enem será composto por 200 questões de múltipla escola e uma redação. As provas serão aplicadas em dois dias. Neste ano, a aplicação das provas acontecerá nos dias 3 e 4 de outubro.
Conteúdo da nova prova do Enem
A nova prova será composta por 50 questões de matemática, 50 questões de ciências da natureza, 50 questões de ciências humanas e 50 questões e uma redação relativo a linguagens, que nesse ano conterá testes de inglês, além do português.
Inscrição no novo Enem
O processo de inscrição será exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição para estudantes da rede particular será de R$ 35. Os alunos de escolas públicos estão isentos da taxa de inscrição.
Se uma universidade adotar o novo Enem, significa que ela não terá mais vestibular?
Não. Atualmente há quatro formas de adesão das universidades ao novo Enem:
1 - O Enem substituindo o vestibular.
2 – O Enem sendo utilizado apenas como primeira fase do vestibular.
3 - O Enem como processo seletivo para as vagas que sobraram, após o vestibular.
4 – A nota do Enem seria utilizada apenas como parte da nota do vestibular.
O Enem se diferencia dos Vestibular comum por não se basear em fórmulas e conceitos que o candidato terá que decorar para conseguir resolver a questão. Como o aluno durante a sua vida escolar é acostumado ao modelo do Vestibular na hora de se preparar para o Enem surge a dúvida: O que estudar?
Não é possível estudar para o Enem lendo livros de matérias específicas, como os livros didáticos. O melhor modo de se preparar é ficar antenado com o mundo. Procure se informar a respeito do assunto do momento, leia jornais e revistas, assista documentários sobre assuntos que estão em foco.
Como já foi dito acima, decorar a matéria não adiantará. Portanto, é necessário que o aluno entenda o conteúdo que foi passado durante a sua vida escolar.
Interpretação
Ser bom em interpretação é crucial para um bom desempenho no Enem. Muitas questões podem ser resolvidas com uma boa leitura do enunciado e com o uso da lógica.
Redação
A nota da Redação tem grande peso na nota final do Enem. Por isso, além de ficar bem informado é necessário focar nas técnicas de redação.
Você já deve ter ouvido isto antes, mas ler bastante é muito importante para quem deseja escrever bem. Não se preocupe demais com a gramática e a ortografia, apesar de que erros ortográficos demais poderá diminuir a sua nota.
Escreva uma redação por dia. Peça para que alguém de confiança ou um professor avalie o seu texto. Veja se conseguiu se expressar com clareza.

Nenhum comentário: